domingo, 30 de dezembro de 2012

INSPIRAÇÃO

A inspiração é um sentimento passageiro. Ela é uma viajante que aparece sem avisar. Ela vai mas também volta, é fiel e quando nos bate à porta flui de maneira incontrolável. A inspiração é um sentimento que todos têm só que poucos a usam. Através dela criamos mundos, expressamos os nossos sentimentos, criamos obras primas e o principal é que nos livramos do mau estar ou libertamos o bom humor.Muitas pessoas vivem constantemente com este sentimento fascinante, e usam-no de maneira única. É devido a essa sensação que os inventores criaram maravilhas e é com ela que os artistas moldam a sua criação; os escritores expressam o que lhes vai na alma e muito por causa dela as pessoas fazem momentos espantosos ou até mesmo actividades diárias para não se aborrecerem.
Alguns seres humanos transformam a inspiração em seu amigo e até mesmo em seu confidente e apesar de não transmitirem o que lhes afecta interiormente de uma maneira directa fazem-no de uma forma escondida. Não porque tem medo de serem julgados ou até mal tratados mas sim porque é no mistério que a inspiração tem o seu encanto e que ganha muito valor. Porém este encanto só se encontra nas palavras, palavras essas que podem ser pronunciadas ou escritas. Pronunciadas ao vento e escritas em labirinto. Apenas a  mente do escritor sabe exactamente o que quer passar para o leitor, mas infelizmente quando um escritor não é bem interpretado pelos seus leitores nesse momento a inspiração falece. Constantemente ela falece e só os persistentes saberão, pelo menos, um pouco do que o escritor sentia nas veias, contudo tem de tentar entender o que o escritor idealizou na sua pequena caixa. A verdade é que um escritor desenha letras, junta-as e converte-as em palavras e ao ter a coragem de o fazer, cria realidades inimagináveis, assim como, faz o público que lê, sentir no fundo do seu ser os sentimentos e as sensações que transparecem da sua escrita. Um escritor com a inspiração consegue este feitos e muito outros, consegue por um orador ou leitor em hipnose e distanciá-lo do mundo em que ele vive. A inspiração mantém profundamente a mente humana em actividade, mantêm-na alerta e acima de tudo mantêm-nos vivos. O mais essencial que devemos reter é que sem inspiração éramos seres cambaleantes e a nossa vida era uma vida monótona. Acredito que muitos faleciam sem os seus mundo imaginários, sem expressar o que lhes vai no coração, sem mostrar o que vai mal e o que vai bem, sem libertar o que há de melhor no mundo, pois um mundo sem inspiração é um mundo sem cor.


Um mundo inspirado é um mundo novo, um mundo novo é um mundo dentro de outro mundo.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

INDEFINIÇÃO

É um vórtex entre o passado, presente e futuro. É um vórtex, entre o não, o talvez e o sim. É um vórtex entre o mal, o normal e o bem. É um vórtex entre tantas palavras que se transformam em acções e que depois passam para sentimentos. Tudo se transforma, tudo muda, tudo está num constante movimento. Perceber ou não entender faz parte, apenas alguns aceitam melhor que outros, apenas alguns querem certas mudanças mais depressa que outros, apenas alguns suportam melhor que outros e apenas alguns necessitam mais do que outros. Ver o que não se quer ver e ouvir o que não se quer ouvir faz parte de cada dia, ser surpreendido pelos outros é uma constante inconstante e fazer escolhas e tomar decisões está nas mãos de cada um de nós. Todos os dias estamos perante caminhos do futuro porque todos os dias tomamos partido do que mais nos agrada. E quando isso não acontece é porque algo está errado, e se algo está errado devemos corrigi-lo o mais depressa possível, caso não seja possível devemos contorna-lo para sairmos por cima com a melhor consequência/efeito. Já pensei que por vezes aquilo que decidimos seguir é feito de cabeça quente, não é pensado com o devido tempo, não é valorizado e devido a isso muitas vezes pagamos um preço muito alto por esses delitos. O pior que se apresenta perante isto, é que cada vez mais o tempo escorre pelas nossas mãos como areia. Não há tempo, fazemos escolhas erradas e tudo fica fora do comum. Tudo o que deveríamos construir e plantar não está a ser feito porque o tempo é uma arma mortal contra os sonhos. Certos dias é preciso deixar o indefinido fazer parte da nossa vida, dos nossos sonhos, porque de facto é ele que nos conduz para o destino ou quem sabe é o destino que nos conduz até ele. Quando não sabemos definir o que sentimos é um caso deveras complicado. Essas dores e mágoas fazem-nos desejar ter uma daquelas máquinas de parar o tempo ou até mesmo aquelas de tele transporte assim podíamos sofrer da forma como quiséssemos, teríamos tempo para desfazer e refazer e fazer o que ambicionássemos porém nada disso seria bom. Digo isto dado ao facto que a nossa vida seria uma repetição de emenda de erros, desperdiçaríamos a resolver algo que não se deve resolver, todos os humanos cometem erros, proporcionam felicidades, e as vivências que temos não acontecem duas vezes da mesma maneira, portanto digo que no fundo mesmo que não seja por muito tempo, todo o ser humano é feliz em algum momento da sua vida e é disso que nos devemos lembrar quando tudo esteja a desmoronar e a fazer-se em pó, é a isso que nos devemos agarrar.



Há sempre algo em nós que quer fugir mas nunca encontra uma saída. 

RASCUNHO

Não sei o motivo mas os meus dedos estão sem energia. A minha mente anda há velocidade da luz e o meu corpo anda há velocidade de uma tartaruga. Por dentro sinto-me perdida, sinto algo novo que não sei definir. Hoje faço este texto não muito comum mas é o que eu preciso de fazer. Escrever, escrever o que quiser, porque este é o meu espaço, é onde eu voo para onde quiser, é onde eu deixo as minhas lágrimas de felicidade e tristeza, mas o mais importante que deixo aqui é o meu coração. É complicado expressar o que nos "corre nas veias", e há conta disso o nosso interior é firme, aguenta a até a dor mais forte, até a felicidade mais arrebatadora, ou seja, ele aguenta tudo e tudo aguenta. Mas isso não é só, há sempre quebras em tudo e ele não é excepção, há sempre defeitos, falhas, deficiências e uma delas é que ele tem o cérebro, um grande defeito que é capaz de mudar o que nos rodeia, basta a humanidade querer. É isso que a move, a mudança e isso será sempre em proveito próprio.

sábado, 29 de setembro de 2012

DEPENDÊNCIA


O Sol nasce e sorri para nós. Quase todos os dias a Lua nos diz 'Boa noite'. E todos os dias a janela aberta deixa entrar a clareza e o brilho do luar, sendo hipnotizante ao ponto de deixar um olhar vivo sincronizado na sua beleza natural. Cativa e assombra noites consecutivas, elevando o pensamento com uma só miragem. O outro faz desaparecer a nossa hipnose e acorda-nos todas as solitárias manhãs, encarando assim a realidade. Doador e perseguidor da  vida, que com destreza a forma e a mantém intacta e que a falece, porque a cada levantar se escoa no tempo. O terceiro é um corredor da mais alta competição e no fim nunca saí a perder, contudo os sujeitados a ele perdem a cada dia que passa preciosos ritmos constantes. Ele nunca pára , porque se parar é o fim da corrida. A incessante jornada promove um passo cada vez mais veloz e por certas alturas a rotina é tão consutudinária que o hábito já se entranhou na vida. Tendo uma posição fora do pódio, usualmente, isto é, todos os dias o seu uso é um desuso de uso. Ela é o tesouro do grande astro verde e azul, porém em várias suposições, o seu título de autenticidade é desperdiçado pelo terceiro, levando à sua extinção. A lógica considera-a um castigo de psique. Este antepenúltimo da lista tem muito que se lhe diga, no fim de contas é o que gere quase todos da rol. Ele é a alma, o coração, o espírito, a força, a consciência, o autor...pode-se encará-lo da forma que se deseja só que no fundo quem manda é sempre ele(a). Ele(a) deseja, ordena, pede, suplica, sente, gere, responde,...ele(a) orienta e desorienta, conserta e desconserta, sêmea e colhe,... No término ele(a) apenas guia e não há maneira de voltar ao pretérito dado que a estaca zero é sempre no desabrochar. A única opção é olvidar e fazer um recomeço. Só que para este reencetar é necessário dispensar uma carga brutal de todo o nosso universo secundário. E para isso é preciso sucumbir. O buraco negro da vida é o último classificado, não há muito a dizer, simplesmente assim que perecer, não existe conhecimento para lá deste percurso e também só surgirá cultura quando tudo findar. O principal será sempre o tempo e a vida humana.


O universo está para a vida assim como o buraco negro para a morte.

domingo, 8 de julho de 2012

CONTAGEM

Parecia um sonho, era tudo quase perfeito, realmente era, até que acordei e dei conta que tudo o que sonhará acontecerá exactamente ao mesmo tempo no tempo. Quando absorvermos demasiados acontecimentos do quotidiano surpreendemo-nos com a exactidão de catalogar logo tudo o que achamos imperfeito, sabendo que no fim de contas nada é perfeito. Aprofundar o pensamento nessa questão não nos leva a lado nenhum porém quando desviamos o pensamento para outras temáticas deparamo-nos com areais que por certo não podem sair de dentro de nós, porque até podemos tentar contar todas as pedras de areia do mundo que não serão suficientes para mostrarmos o que somos e o que por vezes sentimos. Contamos a passagem do tempo e até mesmo os pares de sapatos, enfim contamos tudo ou pelo menos quase tudo, ainda assim há muitos segredos, estados de alma, sentimentos e afins que fazemos o obséquio de guardar para nós só que acabamos no fim de tudo por criar abismos com prateleiras de categorias diferentes. De tempos a tempos consultamos essas categorias mas de "100 anos em 100 anos" elas espalham-se pelo ar formando uma grande confusão denominada por acumulador. E quando nos apercebemos da acumulação já é tarde demais para lidarmos com ela, por isso temos de seleccionar informação no entanto sempre escapará alguns detalhes e são esses detalhes que geram a confusão, deste modo viveremos num abismo sem fim. Resumidamente a nossa vida é um conta relógio, a cada dia que passa é menos um dia que vivemos, todavia também é um dia vivido com horas ganhas e horas desperdiçadas até que chega o momento em que percebemos como trabalhar o tempo e a sua contagem decrescente.

A vida escorre através do tempo

quinta-feira, 7 de junho de 2012

FECHADO

Chegamos perto de uma rocha sentamos-nos e inclinamos-nos para o riacho e vemos o nosso reflexo. Perfeito, singular e desconsertado. Tocamos com os dedos na água e emergimos no interior como quando essa mesma água desagua na foz, e o nosso reflexo continua lá, desvanecido tal como o vento que sopra. Fechamos os olhos e concentramos-nos nas sensações que a água nos faz sentir e no fundo essas sensações, estão fechadas e abertas dentro de nós, pois podemos criar lugares inabitáveis com as nossas preferências. Mas o nosso reflexo continua lá, e sempre continuará pois está preso à água. A suavidade é um aspecto que podemos proporcionar ao que criamos mas por vezes temos um rumo bastante modificado, mudamos de rota, corremos contra a maré, e aí temos de nos deixar ir até encontrarmos uma nova corrente que nos guie para trás para corrigirmos os erros, só que muitas vezes não temos esse tipo de oportunidade. 
Cercados, amarrados, acorrentados, fechados, estão os nossos sentimentos mais secretos e no fim querer libertá-los não é o mesmo que conseguir deixá-los partir porque há sempre no fundo uma réstia de posse amigável até mesmo com o mais ruim, porque no fim de contas o que somos nós sem essas aprendizagens?  Alguns temas são difíceis de derrubar e há alturas que parece que queremos derrubar uma parede com um lápis, e em todas as vezes o lápis quebra, quebra, quebra, e consequentemente parte-se em pequenas peças de madeira e carvão, um conjunto de utensílios que há dias que nos fazem sentir melhor, inclusive até fazer esquecer-nos de derrubar a parede, mas à vezes que em vez de queremos derrubá-la podemos simplesmente pintá-la e decorá-la com o que está fechado em nós e assim criar-mos uma tela grande do que nunca quisemos deixar libertar, com medo de certos conhecimentos, sensações, pensamentos e criações fugissem sem deixar pelo menos um lápis de carvão para decorar!


Encarar quando estamos encurralados é como pintar quando estamos magoados. 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

IDEALIZAR


Nascer consoante uma nota musical, voar consoante a brisa, sorrir consoante a disposição,... Um comprimido para os maus momentos, um para as más memórias, um para as incertezas, um para as dúvidas, um para os medos, um para as mágoas, um para a infelicidade, um para as doenças, um para o coração, um para os sentimentos, um para os falsos sorrisos, um para as desilusões, um para mentiras, um para ilusões, um para... e tudo seria perfeito, não precisávamos mais de chorar, nem de sofrer bastava tomar um comprimido para o que nos afecta-se desaparecesse em meia hora e de novo o sol voltaria a brilhar e a chuva iria embora, aliás nem existiriam nuvens. Saltar da cama vestir uns calções, uma t-shirt acompanhada de uma camisa e umas all-star com o cabelo apanhado, talvez uma trança ou um rabo de cavalo, seria um look perfeito para sair porta para fora e correr sobre os campos verdejantes, sentarmo-nos sobre a sombra de uma árvore gigante e pintar, desenhar, ouvir música, ler, idealizar, sonhar, pensar,..., ou seja, fazer o que nos estivesse no pensamento, isto sim seria um dia perfeito, pegar num cavalo, montá-lo e fugir desta sociedade que só nos fere com o que lhes ferem. Todos nós gostávamos de fazer um dia há nossa maneira, impingir o nosso mundo neste mundo e ser feliz por um dia ser interferências de quaisquer narcisistas, hipócritas, mentirosos,... Por um dia não pensar nas desculpas que secalhar temos que dizer, nas desculpas que devemos, não pensar em problemas, nem em fugas da realidade, não ouvir mentiras nem falsos testemunhos ou comentários, não sentir um vazio ou uma prisão dentro de nós, não sentir umas correntes demasiado quentes no nosso peito, não pensar no que dizem de nós nem sequer nos juízos depositados em qualquer "jogo do telefone", não pensar no que devíamos ter feito ou dito, se o que dissemos foi bom ou mau, se foi necessário ou desnecessário e por fim não pensar se o dia valeu apena ou se foi mais um dia em que se sobrevive, pois poderia ter sido um dia vivido. Há dias que gostava que tudo o que desejo fosse concretizado no momento em que faço um pedido, há dias que podíamos deixar a ilusão dar asas à nossa fantasia para o dia parecer sempre um pouco mais fácil de existir. Haverá sempre uma parte de mim exactamente igual há da lua, uma parte escondida.

Há fantasmas que nós dão esperança de diminuir a intolerância 

quinta-feira, 22 de março de 2012

CONTESTAR

Todos os dias de sol tem o seu fim, depois de dias demasiado reluzentes sempre renascem dias mais escuros. Tudo o que nos rodeia é mais do que possamos imaginar, pelo menos é assim que sinto, tudo o que nos vai na alma é mais do que aquilo em que queremos acreditar e por vezes essa mesma alma -nos respostas às perguntas que nem se quer questionamos em voz alta. Saber demais nem sempre é uma vantagem, nem sempre é uma verdade e nem sempre é uma forma de caminho... e saber que tudo não é o que era é sempre uma dolorosa realidade que se atravessa mesmo frente dos olhos de quem prefere ignorar o que é real, se é que isto tudo é real ?! O que está para além disto onde vivemos, o que haverá para depois de tudo, que mistérios ocorrem onde estamos inseridos, o que o mundo fez ao ser humano? O que o mundo poderia ter feito dele?.. Às vezes as mentes mais frontais chegam a pensar em coisas que gostariam que fossem verdade, achar uma maneira para que a vida fosse mais estimulante, entender o incompreensível e descobrir formas de aventura mais conhecidas, seria fantástico mas infelizmente o ser humano, nasce, vive e morre e não resta nada mais para além disso, ou pelo menos é o que achamosCada vez há sentimentos raros que aparecem nos nossos dias e saber interpretá-los é uma tarefa árdua, e muitos nem sabem onde pertencem e outros até sabem, estão é deslocados de onde realmente querem estar. Há tantas coisas que desejamos e no fim de contas o medo é mais forte que a nossa vontade e isso é um grande desastre pois todos os nossos sonhos ou pelo menos alguns seguem por águas que não estavam destinadas a serem misturadas com os próprios só que há sempre o risco de essas águas os levarem para longe de nós. Todavia nem tudo o que queremos acontece como nos contos de fadas então temos de aguentar firmes só que chega sempre um momento em que essa teimosia desvaira e assim como tudo tem um princípio acaba também por ter um fim.




Existem sentimentos incompreensíveis, indescritíveis e inigualáveis!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

PRISÃO

"Devemos parar para pensar", todos devíamos fazer isto só que o tempo não permite tal satisfação e muitas das vezes não é somente o tempo, também são as pessoas. Há dias que andamos tão sob carregados com os nossos problemas que em vez de nos organizarmos, pensamos que temos tudo sob controlo e isso é uma mentira, uma completa mentira pois descarregamos em todos, não prestamos atenção, não fazemos o que temos de fazer correctamente e muito menos vivemos como deve de ser. Às vezes não temos o espaço que necessitamos, nem temos a liberdade que precisamos, temos as asas presas ou até mesmo acorrentadas por muitos factores à nossa volta. Muitas vezes e cada vez mais sinto que estou presa e que preciso de respirar, com o passar do tempo vou ficando sem ar, porque apenas preciso de uma hora, num sítio em que eu esteja totalmente sozinha, sem perguntas, onde possa correr, sentar-me, chorar, gritar, saltar, (...) 

Há semanas consecutivas que uso a minha mente para fugir e me encontrar num lugar longínquo sem ninguém me dizer o que devo fazer da minha vida, sem ter problemas, sem ter pessoas, apenas eu, sentir a solidão até me fartar e querer voltar. Sinto que não pertenço onde estou e isso provoca um real sufoco, quebrando as minhas cordas vocais e por outras vezes acordando as minhas lágrimas. Preciso de saber o que é viver completamente sozinha para voltar a sentir necessidade, preciso de não sentir medo do futuro, preciso de sentir segurança, chego há conclusão que preciso de tanta coisa que no fim acabo por não ter nada. Pergunto-me porque é tão difícil realizar o que desejamos, o pior para um ser humano é a falta de liberdade quer mental, quer físico, sem liberdade seriamos mais doidos do que já somos mas ainda assim fico desejosa de encontrar respostas, um dia eu irei passear desde de manha até a noite (eu definirei a hora de chegada), até me encontrar nos meus pensamentos, não há pior sentimento do que nos sentirmos perdidos em nós mesmo e o mais enigmático de tudo é que muitos perdem-se para sempre.



Tudo o que somos não se vai, apenas passeia e depois volta!