sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

TODO

Sempre me ensinaram que a soma das partes era o melhor. Que A valia 10 e que B valia outros 10 e que juntos tinham que valer mais que 20. Contudo, vim aprendendo que o todo é mais que a soma das partes e que, por isso, não devemos encarar o outro como alguém que nós irá completar ou transbordar e sim como alguém que nos irá ensinar como é que A e B sendo 20 é mais que 10+10=20, alguém que nos ensine a nos completarmos e transbordarmos, que o todo é mais forte que uma soma, que algo real é mais concreto que algo metamórfico. Alguém para nos ensinar que a vida não se resume a um vinte somado e sim a um grande e imponente 20. Alguém que nos ensine a ver que 20 é 20 e que 10+10 pode não ser 20 e sim X. Alguém que nos ensine a viver em cima de certezas e não de dúvidas. Alguém que nunca acredite que temos um valor mas que juntos somos um valor. Alguém que nos veja como algo mais. Alguém que nos sinta demais por demais e que isso leve à loucura de eliminar toda e qualquer palavra fracassada do dicionário. Alguém que pense que sem o outro jamais valerá 20 e que esse 20 será sempre a medida da sua felicidade.




segunda-feira, 20 de julho de 2015

ALGO

Quando o que está dentro de nós não é bom o que está fora também não, mas só nós temos o poder de mudar o que nos entristece para o que nos faz feliz!!! Se a vida se comporta como uma flor nós podemos comportar-nos como a terra, porque a flor sem terra não era flor e a vida sem nós não era vida, por vezes somos como os espinhos que picam e magoam mas maior parte do tempo somos como o fruto, bonitos e suaves e a única coisa que podemos fazer é amaciar o bico dos espinhos e aumentar a beleza da nossa vida. A vida só tem graça se nós arriscarmos porque ao arriscarmos podemos ganhar mais altitude e brilhar como o sol brilha! 

domingo, 17 de maio de 2015

MÃE


MÃE uma palavra pequena com um grande significado!

És aquilo que eu sempre quis, a mãe que sempre desejei, toda a gente diz que a sua mãe é a melhor do mundo, cada um tem a sua mãe mas todas as boas mães são as melhores do mundo, tu para mim és a melhor mãe do universo. Por vezes, as coisas correm mal e tu ouves-me, tu proteges-me, tu iluminas-me, tu és o tipo de mãe que mais ninguém têm porque tu és a minha mãe.. Ensinaste-me tudo o que sei hoje e vais-me ensinar tudo o que vou saber no futuro, vais-me acompanhar sempre, mesmo não estando fisicamente estarás emocionalmente, o teu coração é tão pequeno mas tu ofereces-me tanto amor, tanta alegria, tantos conselhos e até sermões para eu não fazer a escolha errada. Por vezes vejo nos teus olhos o que não quero ver e custa-me tanto e, por isso, eu sou aquilo que te apoia e segura para continuares firme, és uma mulher corajosa e lutadora e isso faz de ti alguém muito especial na minha vida, nem sempre faço as opções certas, mas tu tens orgulho em mim de qualquer maneira. És aquela mulher que me preenche a alma, aquela pessoa que me faz sorrir mesmo quando não quero, és aquela que sabe sempre como me sinto, és aquela que se preocupada o mais possível e me protege para nunca me possa magoar. Tudo à nossa volta pode estar para cair mas a uma coisa tenho a certeza: se nós cairmos, caímos juntas. Um abraço dos teus vale mais que dinheiro, tudo o que tu me dás vale mais que qualquer preço, porque mesmo que isso não me faça rica por fora vai-me fazer rica por dentro porque tu és o maior tesouro que eu tenho e isso ninguém pode comprar, amor de mãe é algo único e maravilhoso e muitos não o aproveitam, e outros não o têm e, por isso digo, sorte não é ter o euromilhões, sorte é ter-te como minha mãe.
  
OBRIGADO MÃE

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

RETORNAR

Sentada no alpendre da sua casa vagueava pelo som das letras proferidas. Um poema lia ou será que o poema é que a lia ? Enquanto debitava a sua imaginação fugia para bem longe. Adormecera que nem um anjo e deixou-se levar.
 'Levantou-se e foi-se deitar no campo cheio de flores, as árvores faziam sombra e os pés descalços sentiam a natureza. O seu nariz sentia uma maravilhoso cheiro, decidiu então erguer-se do chão e ir de novo, quando deu por si estava a sentir a areia debaixo dos seus pés, o cheiro maravilhoso era a brisa do mar, de repente sentiu a sua mão a ser segurada, quando olhou para o lado estava ali um rapaz. Ela conhecia-o, conhecia-o tão bem que a ele o seu coração entregou. Ele puxou-a e levou-a a andar de barco. Chegaram a um  local lindíssimo em que as árvores estavam espelhadas no lago e algumas folhas sob a água flutuavam, eles estavam acompanhados de lindos pássaros que apenas apareciam no Outono. Num minuto começou a chover e regressaram. Ela perguntou "Porque não voltas-te para mim?" e ele respondeu "Escrevi-te 365 cartas e enquanto houve vida houve esperança".' Foi aí que retornou, apercebeu-se que os seus olhos estavam cheios de lágrimas. enquanto lia adormeceu profundamente e sonhou com algumas partes do poema lido e acrescentou outras. Quais partes faziam parte do poema ninguém sabe, só ela. Fora um poema escrito por si com a idade de 17 anos e hoje, com 50 anos rele-o com as lágrimas nos olhos lembrando aquela suave melodia de reler o seu poema. Enterrara-o num local especial, ninguém sabe da sua existência excepto eles os dois. Sentada à beira de um riacho, ouve a harmonia do seu canto. Eleva-se de vagarosamente pois não quer partir. O seu retorno foi mais que ler um poema, foi senti-lo como se tivesse outrora aquela tenra idade. Retornar às passagens boas da vida todo o cidadão retorna contudo deixar isso para trás poucos o fazem. Retornar é um acto que todo o sujeito provoca, quer seja através de memórias quer seja através da repetição do lugar ou momento. Tudo é único, nada se repete. Nenhum retorno será igual, nenhum segundo é igual. Todos os momentos passam, o que não passa é a saudade de voltar atrás. Retornar em companhia mantém-nos vivos, retornar sozinho apenas nos mata. Retornar é um caminho que se quer fazer novamente mas que sem chance alguma será feito.

Voltar não é um erro é uma solução.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

CORAÇÃO


O coração frágil e submisso. Partido ou consertado, mas nunca inteiro. Faz jornadas e em tempo algum se sente cansado. Ele sente tudo o que há para sentir. Ele sente o que é melhor para nós. Podemos dizer que ele é o nosso instinto, o nosso lado bom e lado mau. A maldade, geralmente, não se gera do que pensamos, mas sim do que sentimos. O antagonismo vivido por ele é coexistente, ora choramos, ora rimos, mas no fundo choramos mais do que rimos ou rimos mais do que choramos!? Ele pressente, lamenta, constata, reprime, acredita, faz tudo não fazendo nada porque não tem a noção do que faz tendo a consciência de tudo o que lhe apraz. Tão ingénuo e tão macabro. Apresenta uma visão universal e privilegiada. O coração esfria os nossos medos e tapa os nossos ouvidos e ilude os nossos olhos. O coração vê o mundo de uma maneira coloridamente fria e geladamente ardente. O coração sente, a alma dói. Quando perdemos algo que não podemos substituir e as lágrimas vão caminhando rosto abaixo? E quando rimos tanto ou sorrimos por algo que nos foi dado e que não pode ser tirado? O coração expressasse através das lágrimas e dos sorrisos. Será o coração uma alma que sente tão desconsoladamente ou que vive tão intensamente? O coração é um cego com uma visão perfeita. Ouve tão bem que o som é deveras mau. Sente o agradavelmente desagradável enquanto estima o desagradavelmente bonito. Dá informações latentes e, por isso, é uma "bomba", por outras palavras, entregasse na íntegra. É incontrolável e imortalizasse pelas suas dicotomias caracterizadoras. Todos os corações são desconhecidos e quando conhecemos um devemos preservá-lo. É um "órgão" fantástico e um baú de segredos. Uma máquina de sentir tudo e todos. É um "órgão" tão forte que consegue manter-se depois de ser desfragmentado. Dizem que o coração não é racional, mas por vezes consegue pensar melhor do que o nosso próprio cérebro. Cérebro não ganha porque não arrisca. O cérebro vive aquilo que lhe damos a viver e o coração vive aquilo que quer sem saber. talvez o cérebro seja um prolongamento do coração pois "a razão tem razões que a própria razão desconhece". O coração é uma arma que pode ser usada para o bem e para o mal nós é que devemos escolher qual o caminho seguir porque um coração perdido dificilmente é recuperável. Recuperar um coração partido é o mesmo que partir-se na reconstrução tantas ou mais vezes quanto ele foi quebrado. Como consertar um coração se não se sabe o quão está fragmentado?


Coração significa casa para alguns e deserto para outros!


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PAUSA

As pessoas correm para lá e para cá, passam o tempo a administrar o seu próprio tempo e chegam ao fim do dia a pensar que mais um dia terminou e que foi cumprido. Outras, entendem que mais valia não terem colocado os pés fora da cama, mas há aqueles que cheios de alegria acabam o seu dia realizados. Temos, também, outros que estão mortos de espírito e que vivem somente por viver. Já não há tempo para pausas, para parar e pensar. Não há tempo para aproveitar pois todo ele está racionalizado e somos apenas números. Somos pessoas mas no fundo apenas representamos lucro. Não temos a consciência de que desfrutar da única vida que temos devia ser uma obrigação de todos e para todos. Por vezes somos confrontados com situações que nos fazem pensar no que temos e no que precisamos, no entanto continuamos no nosso ócio e à espera que os nossos desejos caíam do céu ou batam à porta. Ser-se lúcido nunca fez mal a ninguém contudo necessitamos de um 'quanto baste' de divertimento. 
Chegar a casa e pensar. Sair e pensar. Ir aquele local e pensar. Poucos o fazem no entanto todos o deveriam fazer. É essencial fazer uma 'limpeza', eliminar o que não se precisa, o que nos incomoda e o que nos magoa. É importante reflectir sobre o que nos move e o que queremos que nos mova, sobre o que nos transforma e nos faz evoluir, é importante darmos a vida pela vida; viver plenamente sem arrependimentos apenas só daquilo que não se fez. Recordar aquilo que nos faz sorrir, nos emociona e desperta sentimentos. Tomar atitude e querer mudar o que está tão errado, libertar o que prendemos só porque achamos que é correcto. Mas nem sempre o que julgamos certo o é na realidade e abrir mão do mal para o bem chegar meramente alguns conseguem. No fim de contas, unicamente precisamos de uma pausa, das pessoas, do trabalho, dos problemas,... fechar os olhos e respirar fundo. Cada sujeito carece de organizar a sua mente, de uma maneira ou de outra o fazemos pois senão daríamos em loucos. Contudo o importante não é propriamente a pausa mas sim o que advém dela. O que extraímos desses momentos em que estamos sós e sós queremos estar. O mais importante é manter são o que nos é vital e não deixá-lo corromper por simples e eventuais fracassos ou acontecimentos menos felizes. Manter os que nos torna genuínos é a melhor arma para os não crentes, para os que não pausam.

A paz escreve-se nas entrelinhas de uma pausa!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

CORAGEM

Os dias eram gelados. Sentada no parapeito da janela observando a natureza. Chovia e voltava aos seus pensamentos. 'De longe, tudo o que vivemos, vivemo-lo como se nunca fossemos morrer e o ‘quase vivi’ é tudo o que há para viver.' O dia-à-dia passa, e vivesse banalmente. Vivemos com a ideia de que o mundo é nosso, só que o mundo dá voltas e voltas colocando-nos no nosso caminho. Todos temos histórias distintas e destinos diferentes. Embora o mundo esteja ligado a nós e nós ao mundo, não nos podemos conformar só com as decisões dele. Temos de lutar pelo que ambicionamos mesmo que isso custe, visto que sem sacrifícios "não colheremos as melhores rosas". O sucesso nunca se atinge sozinho, é necessária uma “aldeia” inteira para nos preparar para as atrocidades da vida e mesmo assim tem vezes que temos gosto em aprender da maneira mais difícil. A vida ensina de forma dura e poucos conseguem aguentar a sua firmeza. Os dias correm e as surpresas reservadas pelo "fado" deixam-nos perplexos. Coragem é o que todos nós devíamos ter como característica porque nada neste mundo se requer sem coragem. Coragem é o nos torna o que somos, precisamos dela para tomar todo o tipo de decisões. A falta de coragem leva-nos a desperdiçar a nossa vida com situações e pessoas inúteis e a perda de tempo somente importa porque é assim que se aprende a não esbanjar o que mais de precioso temos e de forma tão transparente, nós sabemos que não há como escapar a estas circunstâncias. Não podemos ser bonecos manipulados ou bonecos manipuladores. Precisamos de ter atitude em relação a pequenos e grandes passos mesmo que sejamos como um objecto quebrado e sem conserto. Porém, quando nos enchemos de coragem não há nada nem ninguém que nos impeça de realizar o que quer que seja, pois, a coragem é mais forte que o medo e aliada à esperança, aniquilam o que de pior o ser humano pode ser. O medo faz-nos viver em função dos nossos demónios. Os demónios criados ao longo dos anos e que de tempos a tempos surgem à tona e não deixam translucidar o cerne do que efectivamente uma pessoa é. Coragem não é para todos. Coragem é o que poucos podem ser. Coragem raramente se vê. Coragem é o que pode libertar um Homem. Coragem não alimenta poder nem cria poder, coragem mostra o seu poder para um bem maior. Coragem é para os fortes, coragem é para quem quer arriscar mesmo sabendo que não tem oportunidade de ganhar. Porque coragem é ir à guerra mesmo sabendo que provavelmente não se sairá vivo dela. 



Coragem vem do grego e significa "agir com o coração"