Sentada no alpendre da sua casa vagueava pelo som das letras proferidas. Um poema lia ou será que o poema é que a lia ? Enquanto debitava a sua imaginação fugia para bem longe. Adormecera que nem um anjo e deixou-se levar.
'Levantou-se e foi-se deitar no campo cheio de flores, as árvores faziam sombra e os pés descalços sentiam a natureza. O seu nariz sentia uma maravilhoso cheiro, decidiu então erguer-se do chão e ir de novo, quando deu por si estava a sentir a areia debaixo dos seus pés, o cheiro maravilhoso era a brisa do mar, de repente sentiu a sua mão a ser segurada, quando olhou para o lado estava ali um rapaz. Ela conhecia-o, conhecia-o tão bem que a ele o seu coração entregou. Ele puxou-a e levou-a a andar de barco. Chegaram a um local lindíssimo em que as árvores estavam espelhadas no lago e algumas folhas sob a água flutuavam, eles estavam acompanhados de lindos pássaros que apenas apareciam no Outono. Num minuto começou a chover e regressaram. Ela perguntou "Porque não voltas-te para mim?" e ele respondeu "Escrevi-te 365 cartas e enquanto houve vida houve esperança".' Foi aí que retornou, apercebeu-se que os seus olhos estavam cheios de lágrimas. enquanto lia adormeceu profundamente e sonhou com algumas partes do poema lido e acrescentou outras. Quais partes faziam parte do poema ninguém sabe, só ela. Fora um poema escrito por si com a idade de 17 anos e hoje, com 50 anos rele-o com as lágrimas nos olhos lembrando aquela suave melodia de reler o seu poema. Enterrara-o num local especial, ninguém sabe da sua existência excepto eles os dois. Sentada à beira de um riacho, ouve a harmonia do seu canto. Eleva-se de vagarosamente pois não quer partir. O seu retorno foi mais que ler um poema, foi senti-lo como se tivesse outrora aquela tenra idade. Retornar às passagens boas da vida todo o cidadão retorna contudo deixar isso para trás poucos o fazem. Retornar é um acto que todo o sujeito provoca, quer seja através de memórias quer seja através da repetição do lugar ou momento. Tudo é único, nada se repete. Nenhum retorno será igual, nenhum segundo é igual. Todos os momentos passam, o que não passa é a saudade de voltar atrás. Retornar em companhia mantém-nos vivos, retornar sozinho apenas nos mata. Retornar é um caminho que se quer fazer novamente mas que sem chance alguma será feito.
Voltar não é um erro é uma solução.