quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

CORAGEM

Os dias eram gelados. Sentada no parapeito da janela observando a natureza. Chovia e voltava aos seus pensamentos. 'De longe, tudo o que vivemos, vivemo-lo como se nunca fossemos morrer e o ‘quase vivi’ é tudo o que há para viver.' O dia-à-dia passa, e vivesse banalmente. Vivemos com a ideia de que o mundo é nosso, só que o mundo dá voltas e voltas colocando-nos no nosso caminho. Todos temos histórias distintas e destinos diferentes. Embora o mundo esteja ligado a nós e nós ao mundo, não nos podemos conformar só com as decisões dele. Temos de lutar pelo que ambicionamos mesmo que isso custe, visto que sem sacrifícios "não colheremos as melhores rosas". O sucesso nunca se atinge sozinho, é necessária uma “aldeia” inteira para nos preparar para as atrocidades da vida e mesmo assim tem vezes que temos gosto em aprender da maneira mais difícil. A vida ensina de forma dura e poucos conseguem aguentar a sua firmeza. Os dias correm e as surpresas reservadas pelo "fado" deixam-nos perplexos. Coragem é o que todos nós devíamos ter como característica porque nada neste mundo se requer sem coragem. Coragem é o nos torna o que somos, precisamos dela para tomar todo o tipo de decisões. A falta de coragem leva-nos a desperdiçar a nossa vida com situações e pessoas inúteis e a perda de tempo somente importa porque é assim que se aprende a não esbanjar o que mais de precioso temos e de forma tão transparente, nós sabemos que não há como escapar a estas circunstâncias. Não podemos ser bonecos manipulados ou bonecos manipuladores. Precisamos de ter atitude em relação a pequenos e grandes passos mesmo que sejamos como um objecto quebrado e sem conserto. Porém, quando nos enchemos de coragem não há nada nem ninguém que nos impeça de realizar o que quer que seja, pois, a coragem é mais forte que o medo e aliada à esperança, aniquilam o que de pior o ser humano pode ser. O medo faz-nos viver em função dos nossos demónios. Os demónios criados ao longo dos anos e que de tempos a tempos surgem à tona e não deixam translucidar o cerne do que efectivamente uma pessoa é. Coragem não é para todos. Coragem é o que poucos podem ser. Coragem raramente se vê. Coragem é o que pode libertar um Homem. Coragem não alimenta poder nem cria poder, coragem mostra o seu poder para um bem maior. Coragem é para os fortes, coragem é para quem quer arriscar mesmo sabendo que não tem oportunidade de ganhar. Porque coragem é ir à guerra mesmo sabendo que provavelmente não se sairá vivo dela. 



Coragem vem do grego e significa "agir com o coração"